I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

As nossas Selecções Nacionais, Regionais e Distritais

Moderadores: Jogador, Maestro, Bleek

I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » quinta jun 05, 2008 5:38 pm

Depois de um curto mas intenso estágio em Rio Maior a Selecção Nacional parte esta quinta-feira rumo a Girona para participar no I Torneio das Nações, juntamente com as Selecções autonómicas da Galiza, Catalunha e País Basco.

Este será um primeiro teste aos novos métodos de trabalho de Moncho Lopez que, mesmo sem alguns dos "consagrados" pretende uma equipa competitiva e agrassiva a lutar pela vitória no torneio.

A equipa sai às 10.30 de rio Maior rumo ao aeroporto onde embarcará às 14.20 horas rumo a Barcelona e, depois, a Girona. amanhã está ainda agendada uma sessao de treino - entre as 20:15 e 21:30 horas locais (menos 1hora em Portugal) - no pavilhão Castell d'Aro.

Assim para Barcelona partem: Mário Fernandes, João Reveles, Jaime Silva, José Silva, João Manuel, João "Betinho" Gomes, Manuel Sicó, Claudio Fonseca, Marco Gonçalves, Elvis Évora, Nuno Cortez e Fábio Manuel. O primeiro embate é amanhã diante a Galiza.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » quinta jun 05, 2008 5:40 pm

O jogador português actual tem um bom nível técnico, são bons dribladores e lançadores, mas deviam ser mais agressivos ofensivamente. Gostava que procurassem mais o contacto e tivessem mais fome de ressaltos ofensivos", disse o seleccionador à margem do estágio da selecção, em Rio Maior.

O vice-campeão europeu pela Espanha, em 2003, reconheceu que "a pequena estatura é condicionante, mas, com o nível técnico e maior agressividade, Portugal pode superar essa lacuna".

A selecção portuguesa de basquetebol vai defrontar as selecções da Catalunha, País Basco e Galiza, no Torneio das Nações, a 06 e 07 de Junho, em Barcelona.

"O torneio é mais difícil do que parece. Estas são selecções de comunidades autonómicas espanholas, com alguns dos melhores jogadores do mundo", explicou Moncho López, realçando que será "um teste, um exame, mas não será o resultado que dirá se o trabalho é bom ou mau".

Para o técnico, "o grande objectivo" é conseguir o apuramento para a Eurobasket2009, onde Portugal integra o Grupo B de apuramento, juntamente com as selecções da Estónia, Macedónia e Letónia, numa fase de qualificação concentrada entre 03 e 20 de Setembro e disputada a duas voltas (casa e fora).

"É difícil, é um dos grupos mais difíceis, mas também porque está Portugal. A Letónia é, para mim, uma das selecções com maior futuro na Europa, enquanto em relação à Macedónia e à Estónia não temos que sentir-nos em nada inferiores", sustentou.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » quinta jun 05, 2008 5:52 pm

La selección catalana estará dirigida por Salva Maldonado y de momento tiene 10 jugadores fijos entre los que destaca la joven estrella del DKV Joventut Ricky Rubio. Además jugadores de calidad contrastada como Víctor Sada (Akasvayu Girona), Ferrán Laviña (DKV Joventut), Rafa Martínez (Ricoh Manresa), Pau Ribas (DKV Joventut), Jordi Grimau (Ricoh Manresa), Guillem Rubio (Ricoh Manresa), Jordi Llorens (CB L’Hospitalet), Andreu Matalí (CAI Huesca Cosarsa) y Roger Fornas (Leche Río Breogán).

La Federación vasca de baloncesto dio ayer a conocer la convocatoria de la selección de Euskadi masculina que participará el 6 y 7 de junio en el I Trofeo de las Naciones en Girona junto a los combinados de Catalunya, Galiza y Portugal. Pablo Laso, asistido por José Luis Galilea y Xabi Zabala, cuenta con Salgado (iurbentia), Uriz (Bruesa), Otegi (León), Álex Urtasun (Pamesa), Txemi Urtasun (León), Ugarabe (Aridane), Alonso (Palencia), Aramburu (Cansmetal), Buesa (Baskonia), Arzallus (Tijola), Santamaría (Vic) y Kortaberria (Axarquía).

Los convocados por parte de la selección gallega son Javier Román (Ciudad de La Laguna), José Antelo (C.B L´Hospitalet), Antonio Pantín (Real Madrid), Devin N. Wright (Motril – Grupo Alaminos), Darío Suárez (Basquet Coruña), Víctor de la Fuente (Ferroplast Basquet Coruña), Jesús Castro (Blanes BS Hoteles Almería), Rubén Fernández (Gestibérica Vigo), Manuel Gómez (Ford Burgos), Jose Antonio Vázquez (Calefacciones Farho Gijón), Sergio Gómez (Estudiantes de Lugo) y Jose Ramón Esmorís (Ford Burgos).

Viernes 6 de junio se disputan les semifinals: a les 18h (17:00 em Portugal) Galícia-Portugal i a les 20h (19:00 em Portugal) Catalunya-Euskal Herria.
El sábado 7 de junio, se disputará el partido por el tercer y cuarto puesto a las 17,00 horas (16:00 em Portugal) y la gran final será a las 19,00 horas (18:00 em Portugal). L'entrada al pavelló de Fontajau és totalment gratuïta.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » sexta jun 06, 2008 5:13 pm

Quinta-feira foi um dia cansativo mas nem assim a Selecção Nacional deixou de trabalhar com o mesmo empenho e dedicação já demonstrados em Rio Maior.

Pequeno almoço e saída de Rio Maior ao fim da manhã em direcção ao Aeroporto de Lisboa onde, após o check in e o almoço, a comitiva embarcou rumo a Barcelona. Saída e chegada do voo a horas, ou seja, 17 horas locais. Vinha aí a fase mais dificil da viagem. O transfer de autocarro entre Barcelona e Platja D'Aro demorou mais tempo que o trajecto de avião entre Lisboa e Barcelona.

Apesar do desgaste a motivação e a vontade de trabalhar não esmoreceram e, pelas 20h30, já se treinava no Pavilhão Castell D'Aro. Incidência na recuperação fisica dos atletas de forma a não acusarem a fadiga provocada pela viagem.

Sem grandes problemas de lesões, Nuno Cortez é o único jogador condicionado a requerer atenção mas, salvo imprevistos, amanhã deverá estar em condições para jogar frente à Galiza.

Amanhã, treino pelas 12:15 e inicio do Torneio das Nações com Portugal a defrontar a Galiza, às 18:00 horas locais e, 2 horas depois, a Catalunha a defrontar o País Basco.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor CavalinhoBranco » sexta jun 06, 2008 5:41 pm

Alguém me sabe informar como está a correr o jogo contra a Galiza???
E se possivel, onde poderei ver o jogo???
CavalinhoBranco
Mini
 
Mensagens: 30
Registado: terça mai 27, 2008 3:13 pm

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor Galo » sexta jun 06, 2008 7:56 pm

Sel.Galiza 70-62 Sel. Portugal
(16-15,20-8 - 14-20,20-19 )
Galo
Mini
 
Mensagens: 20
Registado: sexta mai 25, 2007 12:01 am
Localização: Vale de Cambra

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor casinhaman » sexta jun 06, 2008 11:11 pm

" A Selecção Nacional perdeu hoje, em Girona, ante a congénere da Galiza, por 62-70, no jogo de abertura do Torneio dos Campeões. Para a equipa portuguesa este jogo significava a estreia do novo seleccionador Moncho López, e se o resultado negativo pode deixar antever que temos agora uma equipa frágil, na verdade isso não corresponde à verdade.

O conjunto de jogadores que Moncho trouxe para Girona é muito jovem – quatro atletas têm menos de 20 anos –, e daí alguma inexperiência, e principalmente défice de altura, que demonstrou perante a equipa galega.

Portugal apenas no 1.º período esteve em vantagem (9-5). Após o empate a 12 pontos, a equipa da Galiza passou para o comando, situação que manteve até final. No entanto, a jovem Selecção portuguesa, que chegou a ter uma desvantagem de 15 pontos (21-36) perto do intervalo, melhorou após os primeiros 20 minutos.

Com João “Betinho “ Gomes mais perto do que vale (20 pontos) e Elvis Évora (5 ressaltos) e Manuel Sicó (11) – excelente estreia – a superiorizarem-se na luta das tabelas, Portugal teve uma boa reacção, chegando à diferença de 3 pontos (51-54) a 4 minutos do final.

No entanto, a formação galega, através de lances livres, foi gerindo a vantagem até ao minuto 40.

Atitude

“Estou triste porque perdemos o nosso primeiro jogo. Foi difícil, face à estatura e experiência da equipa adversária. Não fomos capazes de suster a Galiza no 2.º período, sofrendo um forte parcial (8-20), que nos penalizou. Estou satisfeito, apenas, pela reacção dos jogadores até final”, disse Moncho López.

Elvis Évora, o novo capitão da Selecção, desdramatiza a derrota. “Este torneio é bom para alguns atletas ganharem experiência. A Galiza tem atletas muito experientes, com quem já tinha jogado quando estive em Espanha. Tivemos uma boa reacção e os jogadores novos assimilaram bem o que lhes pediam.”

Manuel Sicó foi, dos novos jogadores, aquele que mais se destacou. “Senti-me bem. Vou continuar a trabalhar para merecer ser chamado de novo”, disse."

in record.pt
布鲁诺的房子
****************
casinhaman
All-Star
 
Mensagens: 3248
Registado: sexta jun 03, 2005 2:12 pm
Localização: Odivelas e Stº Estevão

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor pontonosiiis » sábado jun 07, 2008 7:19 pm

portugal fica em 4º lugar
resultado Portugal 63 - Selec Catalunha 93
pontonosiiis
Mini
 
Mensagens: 14
Registado: domingo mai 25, 2008 10:23 pm

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor CAMPOS » sábado jun 07, 2008 9:15 pm

Alguêm que diga ao espanhol que Portugal não pode levar 30 de ninguêm, muito menos de uma Selecção regional, convoca jovens, tudo bem, mas deve ter um cinco experiente e em condições, que assegure eficiência e vitórias.
CAMPOS
Mini
 
Mensagens: 54
Registado: quinta mai 08, 2008 6:18 pm

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor EU-Bi » domingo jun 08, 2008 10:26 am

Porque não tem um pouco mais de paciência, eu sou jovem, jogo basket e os que lá estão são mesmo muito bons, deixe o senhor trabalhar, ele la terá um projecto e está a trabalhar nele, é o que nos falata a nós PACIENCIA, queremos resultados imediatos e o nosso basket não está a um nível que nos permita atingir resultados imediatos, deixe o senhor trabalhar.

Paciencia.
Avatar do Utilizador
EU-Bi
Cadete
 
Mensagens: 311
Registado: sexta ago 24, 2007 10:24 am

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » domingo jun 08, 2008 2:40 pm

A Selecção Nacional de basquetebol terminou hoje no quarto e último lugar o Torneio das Nações, em Girona (Espanha), depois de perder com a representação da Catalunha por 93-63. Na prova que assinalou a estreia do novo seleccionador de Portugal, o espanhol Moncho Lopez, Portugal somou duas derrotas, a primeira das quais ontem frente à selecção da Galiza, que perdeu hoje na final com o País Basco, por 80-72. Em jeito de balanço final, Moncho Lopez considerou que "o resultado não tem de ensombrar o trabalho feito" ao longo do estágio que preparou a presença neste torneio quadrangular. "O objectivo era conhecer como trabalham em treino e jogos alguns jogadores seniores que podem ser alternativa e ter hipóteses de vir a entrar no grupo de seleccionáveis e, fundamentalmente, trazer experiência competitiva a jogadores sub-20", explicou o treinador espanhol.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » domingo jun 08, 2008 2:45 pm

Portugal quedou-se pelo quarto e último lugar do I Torneio das Nações, disputado em Girona (Espanha), ao sofrer pesada derrota (63-93) frente a uma forte Selecção da Catalunha composta na quase totalidade por jogadores da Liga ACB.

Moncho Lopez não teve, desportivamente, uma estreia feliz ao serviço da Selecção, mas convém recordar que a equipa nacional escalada para este torneio não contou com muitas das principais figuras do basquetebol luso. O objectivo principal de observar jovens atletas, capazes de entrar na verdadeira Selecção, acabou por ser cumprido.

O I Torneio das Nações foi ganho pela Selecção do País Basco que bateu, na final, a Galiza por 80-72.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » domingo jun 08, 2008 5:16 pm

Imagem



La selección gallega masculina de baloncesto se convirtió este viernes en la primera finalista para disputar la I Copa de las Naciones de Baloncesto, organizado por la Plataforma Proseleccions Esportives Catalanes, y que se celebra en Girona en el marco de los actos del Día de las Selecciones Catalanas.

El equipo de Diego Ocampo superó a la selección de Portugal por 70 a 62 en un partido que los gallegos dominaron desde el comienzo. Portugal, entrenada por el técnico español Moncho López, fue a remolque todo el encuentro y llegó a ir perdiendo por 15 puntos. Sólo en los instantes finales se acercó a su rival, aunque sin llegar a poner en peligro a victoria de los gallegos.

Lucho Fernández y José Luis Castro lideraron el conjunto gallego y anotaron 17 y 13 puntos respectivamente. Por Portugal, Joao Gomes, con 20 puntos, fue el jugador más destacado, y terminó como como máximo anotador del partido.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » domingo jun 08, 2008 5:19 pm

Imagem

Finalmente no ha podido ser. Pese a la euforia inicial de ver a la selección gallega masculina de baloncesto en la final de la I Copa de las Naciones, el conjunto de Diego Ocampo ha caído frente a Euskadi.

Los vascos se han impuesto con un contundente 80 a 72 en la final de este evento, organizado por la Plataforma Proseleccións Esportives Catalanes que este año se ha celebrado en Girona en el marco del Día de les Seleccions.

Igual que en el encuentro contra Portugal, del que Galicia salió vencedora, Lucho Fernández ha vuelto a liderar al conjunto blanquiazul. Pese a sus 18 puntos anotados, no ha podido impedir que su equipo cayese ante Euskadi. Superior al gallego estuvo el vasco Javier Salgado, máximo anotador del encuentro con 19 puntos.

Galicia se mantuvo firme desde el inicio del encuentro, pero le faltó puntería. Ocho puntos más en el marcador gallego serían la guinda para un encuentro que tiñió de emoción la final de la Copa hasta el último minuto.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » domingo jun 08, 2008 5:32 pm

A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor Yougoplastica » domingo jun 08, 2008 10:40 pm

O melhor jogador Galego euipa, mas não tem tempo de jogo no campeão Tau...
Alguns jovens Portugueses (Sicó ou José Silva) tiveram muito bem perante adversários mais velhos e já com provas dadas como Ferran Laviña e Rucky Rubio do DKV Badalona, Guilem Rubio do Manresa ou Javier Salgado do Bilbao Basket.
!Euskal Herria - Tau Vitoria!
Yougoplastica
All-Star
 
Mensagens: 3993
Registado: domingo Oct 08, 2006 12:27 am

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » terça jun 10, 2008 6:16 pm

Um dia após o regresso a Portugal, o seleccionador nacional, Moncho López, faz um balanço da primeira acção à frente da Selecção Nacional, nomeadamente o estágio que decorreu em Rio Maior e a participação no Torneio das Nações, em Girona, onde Portugal se classificou no 4.º lugar, após perder frente às equipas autónomas de Galiza e Catalunha.

“Sou um optimista. Estes resultados não vão condicionar a minha maneira de pensar nem de trabalhar. É certo que foram resultados que não esperava, mas a realidade é que defrontámos selecções regionais, mas que integravam alguns dos melhores jogadores da Europa e até do Mundo, como é o caso de Ricky Rubio. Tenho de fazer uma análise mais para além dos resultados. Foram jogos difíceis, para mais para atletas que tiveram em Girona a primeira experiência internacional”, disse Moncho López.

O Torneio das Nações, ganho pela selecção galega, tinha como objectivo observar jogadores que, fazendo parte da Selecção Nacional de Sub-20, podiam vir a integrar os trabalhos da principal equipa que vai disputar, em Agosto, a fase de qualificação do Eurobasket'09. E, nesse sentido, Moncho López e Rui Alves tiraram de certo conclusões, tanto mais que houve jogadores que se revelaram opções seguras para o futuro e outros acabaram por pagar o preço da inexperiência.

“Houve certezas e decepções, mas não quero individualizar. Os quatro jogadores de Sub-20 mostraram muita disponibilidade e, chegados ao torneio, alguns mostraram ser uma realidade para o futuro. É o caso de Manuel Sicó, que foi muito consistente no trabalho interior. Jaime Silva foi talvez o jogador mais capaz de actuar a outro nível, não acusando a diferença entre os treinos e os jogos. José Silva foi uma boa ajuda e Marco Gonçalves entrou muito bem com uma boa atitude. Cláudio Fonseca e Fábio Lima precisavam de mais tempo”, referiu.

Nos dois jogos que Portugal disputou, em Girona, foi notória a dificuldade na transição defesa/ataque. Dos dois bases que Moncho López levou a Espanha, Mário Fernandes foi o mais utilizado e aquele que conseguiu melhor desempenho, confirmando os bons indícios deixados no Eurobasket'07 e durante a época que disputou ao serviço da equipa espanhola do Plasencia.

“Era importante dar a titularidade a Mário Fernandes. Acredito neste jogador. Fez um grande Eurobasket. Nos dias de treino podemos completar-nos, ser a minha voz dentro do campo. Tem de habituar-se à minha maneira de ser e de falar, que varia de treinador para treinador. Quanto ao João Reveles, fez um excelente campeonato português. Sei que posso contar com ele para o futuro”, assegurou o seleccionador, Moncho López.
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa

Re: I TORNEIO DAS NAÇÕES - SENIORES MASCULINOS

Mensagempor queluzcad » terça jun 10, 2008 6:22 pm

O "nosso" seleccionador parece estar um pouco confuso...

Então, Portugal a única selecção nacional presente no torneio, perde por 30 com a catalhunha, diz o senhor que estiveram presentes alguns dos melhores jogadores da Europa e do Mundo, mas só menciona o Ricky Rubio, que contra Portugal só jogou 16' e nem pontos marcou.

Vamos lá a ver isso...
A prática é amiga da perfeição.
Avatar do Utilizador
queluzcad
Senior
 
Mensagens: 1838
Registado: domingo abr 23, 2006 9:29 pm
Localização: Lisboa


Voltar para Selecções

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante